Bad Rabbit: Há um novo ransomware a atacar na Europa

Fonte: Pedro Simões · 26 Out 2017 | PPLWARE SAPO.pt

O ransomware tem atacado de forma cada vez mais insistente e feito cada vez mais vítimas. Para cada solução que é apresentada, depressa surgem novas formas de ataques e novas formas de explorar vulnerabilidades.

O Bad Rabbit é o mais recente ataque que surgiu e tem estado a atravessar a Europa, deixando no seu caminho vítimas que ficam com os seus dados bloqueados até ao pagamento do resgate.

Este novo ransomware segue a linha de outros recentes e está a ter uma propagação rápida e a ser usado maioritariamente contra empresas e organismos estatais.

Segundo os investigadores de segurança que o têm estado a analisar e a avaliar, este ransomware usa os mesmos mecanismos do ExPetr, um outro ransomware que fez estragos recentemente.

O ataque do Bad Rabbit

Para infetar as vítimas, o Bad Rabbit está a fazer uso de vários sites importantes (a agência noticiosa russa, o aeroporto internacional de Odessa e outros) e que foram comprometidos para albergarem uma versão alterado do Adobe Flash. Ao executarem o ficheiro que foi descarregado, o ataque inicia-se e em algumas horas os ficheiros estão bloqueados.